Idosos de Santos e o conflito com os jovens

Eles não querem apenas uma cadeira de balanço e um pouco de sol e competem com os jovens em todas as atividades profissionais, invadindo e conquistando espaços incomuns

O fenômeno é conhecido há tempos pelos pesquisadores: a cidade tem cada vez mais pessoas idosas, que continuam residindo em Santos ou voltam à região após a aposentadoria, atraídas pelas oportunidades de lazer e convivência encontradas. A novidade é que com o aumento da qualidade de vida esses idosos estão cada vez mais velhos e ativos.

Jair Amado (90), um dos roqueiros mais velhos de Santos 
O professor de um curso de surf destinado aos jovens se surpreendeu ao constatar que cada vez mais seus novos alunos tinham idade superior a 85 anos e ali estavam acompanhando normalmente os exercícios.

Praticantes de vôo com asa delta e paraglider são em vários casos pertencentes à chamada terceira idade, e até mesmo se enquadram no conceito da quarta e quinta idade. Pessoas centenárias são vistas em concursos de dança ou praticando ciclismo, natação e ginástica na praia.

Além da presença constante nos esportes radicais, os mais idosos também estudam nas universidades e até se organizam em repúblicas, dividindo aluguel e indo para festas open bar.


Anibbal Orrin, aos 96 anos, chega à praia às 5h30 para surfar
Entretanto, não são todos que apreciam o fenômeno dos idosos em Santos, muitos jovens trocam mensagens de ódio aos idosos via internet. Inclusive recentemente a famosa pagina do facebook: Desgraça Caiçara postou a seguinte foto:

428992_366661603353983_573093176_n

Em entrevista ao Jornal Santista, Claudir Furlan, o diretor da Assossiação dos Senhores Instáveis de Santos disse: "Por hora é impossível saber o que acontecerá entre os dois grupos em conflito, mas os jovens podem esperar, pois eu garanto: nós idosos retalharemos todos os santistas que disseminam mensagens de ódio aos integrantes da melhor idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário