Ataques fatais de caramujo na praia de Santos

Pouco conhecido, o caramujo marinho Conus é portador de uma beleza rara, mas fatal. Foram registradas ao menos quinze mortes tendo o gastrópode como causador neste verão na Baixada Santista, sendo sete casos em Santos, três em São Vicente e Guarujá e outras duas na Praia Grande.



O biólogo marinho peruano Esteban Gonzales aponta que estes animais estão sendo atraídos para a região devido ao alto número de peixes, em especial próximo ao deck do pescador, na Ponta da Praia.

A Presidenta da Associação de Moradores da Orla da Praia, Ana Andrade adverte: "A grande mídia está escondendo o fato de forma conveniente com a Prefeitura porque não querem prejudicar o turismo na alta temporada, mas as consequências podem ser terríveis". 

Sugerimos a todos que não coloquem suas mãos em conchas grandes ou coloridas demais. O Conus não ataca seres humanos, mas destila seu veneno, que mata em segundos, quando seu arpão entra em contato com a pele. Abaixo um vídeo mostrando como o Conus age e pode comer peixes três vezes maiores que o seu tamanho, sendo considerado um dos dez animais mais peçonhentos do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário