Pombo mata dezoito pessoas em Santos

Quem anda pelas ruas de Santos está acostumado a encontrar pombos pelas ruas, praças e pelo calçadão da praia. Apesar de ser de conhecimento público que este animal pode transmitir doenças, até hoje as pessoas faziam vistas grossas. Esta negligência agora pode complicar a vida na cidade.

Pombos tomam o centro de Santos
Desde domingo, dezoito pessoas foram mortas após terem febre alta, tosse com muito sangue e protuberâncias azuladas na pele. O motivo: um pombo. O Laboratório de Análises Infectológicas do Estado de São Paulo (LAISP) descobriu que um pequeno grupo de pombos do município está com uma pulga chamada Xenopsylla, que por sua vez é a hospedeira de uma bactéria chamada Yersinia pestis. Uma hipótese é que o inseto teria sido trazido por um navio de cruzeiro, até o porto de Santos.

O cientista Felipe Moos dos Santos alerta: "Por enquanto são poucas as pombas com essa pulga, mas ela está procriando e se alastrando, se as autoridades não fizerem nada, uma epidemia tomará conta da cidade".

O Laboratório descobriu que esta pulga afeta também o humor dos pombos fazendo com que eles se sintam incomodados, tornando-os agressivos e ousados.


Pombos com a pulga ficam estressados e ousados

Nossa equipe flagrou alguns pombos invadindo um grande estabelecimento comercial na Ana Costa, que as investigações policiais descobriram que foi onde metade dos mortos pela doença misteriosa estiveram poucas horas antes.


Pombos fatais estão invadindo comércios e casas em Santos

Outras cinco, das dezoito mortes, foram por pessoas que estiveram em uma pastelaria nas proximidades da Praça da Indpendência, onde coincidência ou não, teriam comido um lanche chamado "Pastelão de Frango".

A Presidenta da Associação dos Moradores da Orla, Ana Andrade se mostra muito preocupada e está trabalhando com o Governo para garantir a saúde do povo santista: "Clamo ao povo que não entre em pânico. Não se aproximem de pombos e fechem suas janelas se algum tentar adentrar a residência e não comam frango sem saber a procedência! Chegou o momento de nos unirmos". 

No entanto, a Presidenta critica a posição da maior parte da mídia: "Os grandes jornais, que poderiam salvar vidas fingem que nada está acontecendo! Que os vereadores e o prefeito tomem uma posição imediatamente!"

3 comentários: