Com a expectativa de muitos lucros obtidos com o pré-Sal, muitos empresários da área de petróleo e gás estão investindo em Santos para se posicionar desde cedo neste promissor mercado. É o caso da Petrobrax, de propriedade do famoso bilionário Eike Batista.
Logomarca que será usada pela Petrobrax |
"Queremos conquistar a população santista e fazer da Petrobrax a menina dos olhos da cidade", afirma Eike, que utilizará de recursos de marketing inéditos para ganhar o carinho do povo por meio do bolso.
As moedas chegando ao porto de Santos |
Com duzentos milhões de moedas de 5 centavos, totalizando dez milhões de reais, Eike Batista usará helicópteros e despejará as moedas sobre a orla da praia e avenidas centrais. Para se justificar, ele diz: "Eu poderia gastar muito mais com propagandas, sujando a cidade e certamente não teria o mesmo retorno, então por que não dar a quem quiser para demonstrar meu afeto por esta linda cidade?"
Eike finalizou a entrevista com um conselho: "Na medida certa, um pouco de megalomania ou ousadia é recomendável. Não há empreendedor bem-sucedido que não tenha provado uma pequena dose.". "Dessa vez não é obra do Beto", ainda brincou, mostrando que está por dentro do que acontece em Santos.
O outro lado da moeda
A Presidenta da Associação dos Moradores da Orla, Ana Andrade entrou com uma ação no Ministério Público para impedir o evento: "Nessa ganância sem fim, ninguém pensou que certamente pessoas e animais serão atingidos e podem se machucar! E o caos no trânsito, acidentes, possível entupimento de locais de escoamento de água. Absurdo o prefeito aceitar isso, está se vendendo! Será que é por moedas também?"
A assessoria da Petrobrax respondeu que o evento ocorrerá em um momento surpresa durante o dia entre 1 e 5 de setembro, para evitar aglomerações e que a cidade lote de forasteiros interessados nas moedas. Disse também que os helicópteros voarão baixo, tomando cuidado para não atingirem pessoas, os canais e nem o mar.