Empresa petrolífera fará chuva de dinheiro para se promover em Santos

Com a expectativa de muitos lucros obtidos com o pré-Sal, muitos empresários da área de petróleo e gás estão investindo em Santos para se posicionar desde cedo neste promissor mercado. É o caso da Petrobrax, de propriedade do famoso bilionário Eike Batista.

Logomarca que será usada pela Petrobrax

"Queremos conquistar a população santista e fazer da Petrobrax a menina dos olhos da cidade", afirma Eike, que utilizará de recursos de marketing inéditos para ganhar o carinho do povo por meio do bolso.

As moedas chegando ao porto de Santos
Com duzentos milhões de moedas de 5 centavos, totalizando dez milhões de reais, Eike Batista usará helicópteros e despejará as moedas sobre a orla da praia e avenidas centrais. Para se justificar, ele diz: "Eu poderia gastar muito mais com propagandas, sujando a cidade e certamente não teria o mesmo retorno, então por que não dar a quem quiser para demonstrar meu afeto por esta linda cidade?"

Eike finalizou a entrevista com um conselho: "Na medida certa, um pouco de megalomania ou ousadia é recomendável. Não há empreendedor bem-sucedido que não tenha provado uma pequena dose.". "Dessa vez não é obra do Beto", ainda brincou, mostrando que está por dentro do que acontece em Santos.

O outro lado da moeda

A Presidenta da Associação dos Moradores da Orla, Ana Andrade entrou com uma ação no Ministério Público para impedir o evento: "Nessa ganância sem fim, ninguém pensou que certamente pessoas e animais serão atingidos e podem se machucar! E o caos no trânsito, acidentes, possível entupimento de locais de escoamento de água. Absurdo o prefeito aceitar isso, está se vendendo! Será que é por moedas também?"

A assessoria da Petrobrax respondeu que o evento ocorrerá em um momento surpresa durante o dia entre 1 e 5 de setembro, para evitar aglomerações e que a cidade lote de forasteiros interessados nas moedas. Disse também que os helicópteros voarão baixo, tomando cuidado para não atingirem pessoas, os canais e nem o mar.


Candidato a vereador propõe sistema de barcos nos canais de Santos

Indignado com a reportagem sobre a proposta de acabar com a CET do candidato Thiago Ben-Hur (PSOL), o seu concorrente, Felipe Osório, do PV fez um discurso inflamado, convidando nossa equipe e solicitando que fosse noticiada como uma resposta à altura, em que apresenta sua principal proposta, usar os canais como meio de transporte para barcos:

Candidato Osório em seu comitê

"Sobre as ultimas declarações do senhor candidato a vereador Thiago Bem-Hur, veiculadas pelo Jornal Santista, torno publico meu profundo pesar. Suas declarações mostram um candidato profundamente despreparado. Suas medidas tornariam o trânsito santista um caos. Suas idéias para o fim dos semáforos são piores que as justificativas ambientais.

O fim da CET causaria um transtorno sem igual para o trânsito santista. Quem indicaria rotas alternativas quando a cidade esta sob efeito de eventos, cuidaria do trânsito em casos de acidentes ou mesmo coibiria a ação de cidadãos parando em filas duplas e lugares proibidos?

Legalizar a profissão dos flanelinhas? É eleitor, essa é a idéia desse cidadão. Um dos diversos impostos que cada cidadão paga lhe dá o direito de parar em muitos lugares gratuitamente, sem a necessidade de pagamentos de taxas a terceiros (vulgo flanelinhas).

O que precisamos hoje é investir na infrestrutura do transporte publico e aumentar sua eficiência. Uma das minhas idéias já foi veiculada no mesmo Jornal Santista, o 'elevado Pré – Sal' pretende desafogar o trânsito na avenida da praia. Outra idéia inovadora que pretendo trazer ao cidadão santista é a utilização dos canais de Santos para a navegação e transporte de pessoas. Uma completa despoluição destes córregos e sua utilização para o transporte traria algo revolucionário e tornaria Santos uma referencia para diversas outras cidades. "

Gato tira notas melhores que várias escolas em exame de qualidade de ensino

Gato tirou uma nota superior a de dez escolas da rede de ensino pública e particular de Santos e São Vicente.


Um gato de 6 anos de idade chamado Peter acabou sendo o protagonista de uma surpresa no ultimo exame de qualidade de ensino das escolas públicas e particulares de Santos e São Vicente. Peter é o gato da examinadora Carla Pedrovisk que disse que enquanto ela estava fazendo um café o gato começou a brincar com o teste de multipla escolha que estava aberto em seu iPad do lado das pilhas de provas.

"Eu voltei e parecia que ele estava brincando no começo mas depois percebi que ele levava um tempo para responder a pergunta e ai me dei conta. Ele estava fazendo o teste!"

Quando terminou o teste Peter logo desviou sua atenção para um fio solto no sofá e sua dona foi ver o resultado.

Peter o gato gênio!
"Ele foi melhor do que 10 escolas! Sendo que 7 delas são particulares. Fiquei impressionada e assustada ao mesmo tempo. Ele é muito esperto."

O teste revelou que Peter é mais inteligente que 22% dos alunos da rede de ensino particular e pública de Santos e São Vicente. Em comparativo com as cidades ele se torna um aluno de primeira classe em São Vicente, sendo mais esperto que 67%. Em Santos o numero fica em 33%.

"Alguns colégios particulares deviam se envergonhar, colocando cartazes pela cidade que seus alunos são primeiro no MEC e em vestibulares. Quando na verdade tiraram notas menores que o meu gatinho." Disse a dona ao Jornal Santista.

Escola do Humaitrevas alcança resultados incríveis.

A escola pública do bairro de Humaita, conhecido como Humaitrevas teve resultados impressionantes. Ela subiu no ranking da posição 210 para a posição 13. Isso no ranking geral entre escolas públicas e privadas de Santos.

Quando perguntado sobre o resultado inesperado da escola o diretor Ananis Croulei disse "Agradecemos o senhor das trevas pelos resultados e pelo desempenho de nossos alunos."
Não se sabe o que ele quis dizer com isso.

Candidato a vereador promete fim das multas de trânsito em Santos

O jovem candidato Thiago Ben-Hur de apenas 25 anos
"Multas estão ultrapassadas, são um caça-níquel do governo. O trânsito tem que funcionar na base do bom senso". Foi assim que Thiago Ben-Hur (PSOL) discursou na inauguração do seu comitê na Ponta da Praia. 

Em uma audiência pública, o candidato debateu arduamente com o vereador Carlos Adegas (PSD), propondo um sistema de trânsito onde os motoristas respeitariam mais as vias preferenciais e dariam passagem uns aos outros, eliminando assim os semáforos. "Economizaríamos luz, preservaríamos a energia do planeta!", defende.

Extinção da CET e legalização dos "flanelinhas"

Ben-Hur vai além, o candidato quer o fim da Companhia de Engenharia de Tráfego. "CET é sinônimo de Conspiração para Engarrafamento do Trânsito, todo santista sabe disso. Essa máfia que se instalou com o prefeito Papa, que foi presidente da CET e seus asseclas precisa ser desfeita".

Ben-Hur criticou duramente a CET e quer o fim da instituição

No lugar dos agentes de trânsito, ele defende a legalização dos "flanelinhas" como responsáveis pelo bom andamento dos estacionamentos em vias públicas. "Os guardadores de carro podem orientar o motorista sobre onde estacionar e ganhariam o seu dinheiro para olhar o veículo, de 5 a 10 reais dependendo do local. De quebra ainda diminuiríamos o número de furtos de carros e motos!"

E se não pagar o flanelinha? Ben-Hur tem uma posição radical: "O guardador está ali porque não teve oportunidade de um emprego melhor, então a sociedade tem o dever cívico de cooperar com a igualdade social, além de ser um serviço como qualquer outro. Se não pagar, o guardador tem todo o direito de, digamos, 'não perceber' se alguém arranhar o carro".

Slender teria relação com desaparecimentos na Baixada Santista

O Slender ou "Homem Esguio" em livre tradução, até então era tido como uma lenda urbana, de um homem de braços longos e sem rosto que aparece em florestas ou terrenos despovoados. A única evidência de sua existência são algumas fotos, porque quem o vê diretamente desaparece sem deixar pistas.


Área de incidência do Slender, de acordo com a polícia

Na Baixada Santista, três casos estão deixando as autoridades intrigadas pelas semelhanças entre os acontecimentos e pelo mistério que os encobre. A primeira ocorrência foi na Ilha Caraguatá, em Cubatão.

Foto do suposto Slender na Ilha Caraguatá
Pessoas que visitaram o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do bairro, afirmaram ter visto vultos estranhos e escutado sons incomuns. 

Na tarde de uma bucólica segunda-feira, duas amigas, Jenifer, 15,  e Roberta, 16, frequentadoras do local andavam pelas imediações quando perceberam sombras estranhas, Roberta tirou uma foto, enquanto Jenifer o enxergou diretamente, e ao perceberem que um homem vinha em sua direção, as duas então correram. Jenifer não mais foi vista.

Dias depois, usuários de crack pularam o muro do Golf Club do Catiapoã e, segundo relata o único sobrevivente, que não quis se identificar, um homem de terno, sem rosto e com braços longos que pareciam tentáculos apareceu e sumiu diante deles diversas vezes sem nada dizer. 

Os homens entraram em pânico, que só aumentou quando o corpo de um deles foi encontrado pelos demais estrangulado e sem vida. "Daí começou uma correria, estava tudo escuro, não vi mais nada, pulei a cerca e fugi pra rua, acho que só eu sobrevivi, a polícia tem que fazer alguma coisa, a gente só tava fumando nossa pedrinha em paz".

"Humaitrevas"



Nenhum caso, porém, foi mais angustiante que o do Humaitá. Um cinegrafista amador que estava justamente buscando o Slender pela região conseguiu uma imagem na entrada da área continental de São Vicente. 

Régis Oshiro, 27, relata que, a partir de então, ele começou a avistar de seu carro, o Slender em diversas regiões do Humaitá e resolveu pedir ajuda ao pastor João de Oliveira Berni, que chamou a polícia que escoltou o rapaz para um local sigiloso.

O próprio pastor, portando uma lanterna e um crucifixo resolveu andar entre as árvores procurando pelo Slender. "As autoridades não nos protegem, mas temos o sangue de Jesus e vamos derrotar aqueles que querem transformar nosso lar em Humaitrevas". 

Se aventurando sozinho por entre as árvores, Berni relata ter encontrado um papel, logo em seguida a sua lanterna apagou e ele decidiu se evadir. "Eu não tava com medo não, só ia colocar pilha nova e voltar, mas as pessoas não me deixaram!"

Papel encontrado pelo Pastor Berni colado em uma árvore


Maníaco do errorex fantasiado de Bob Esponja ataca ciclista e é preso

Um acontecimento estarrecedor trouxe caos ao cruzamento entre as Avenidas Conselheiro Nébias e Afonso Pena aproximadamente às 16 horas da quinta-feira.

Um homem vestido com uma fantasia de "Bob Esponja", com dois comparsas, fantasiados de "Patrick Estrela" e "Lula Molusco" desceram de um Palio preto fechando a passagem dos veículos pela via, portando um balde de 20 litros de nada menos que corretor líquido, popularmente conhecido como "errorex". 

Os três homens, então partiram para cima de um ciclista que trafegava pela ciclovia e o banharam com o material, assim como sua bicicleta e partiram para a agressão física. "Eles jogaram aquela tinta branca em mim e começaram a me socar e chutar sem falar nada, eu demorei pra entender o que tava acontecendo e perdi a consciência quando bati a cabeça", afirma José Geraldo dos Santos, 56.

A bicicleta de José Geraldo, banhada pelo corretor líquido e amarrada ao poste

Instantes depois, o homem vestido como "Bob Esponja" amarrou a bicicleta a um poste e voltou ao carro onde estavam "Lula Molusco" e "Patrick Estrela". Os populares, contudo, não permitiram que o Pálio partisse e logo a polícia chegou e os prendeu em flagrante.

Os três homens foram identificados pela polícia como Valter Dias Almeida, 18; Agnaldo Martins, 21 e Matheus Juliano, 19. "Eles responderão por agressão, por sujar a via pública e por perturbação da paz e podem pegar até três anos de detenção", afirmou o delegado Daniel Almeida.

Na delegacia, o homem vestido de "Bob Esponja", Valter, disse que em uma madrugada da semana passada, ele e seus amigos receberam a visita de seres vindos de uma nave: "Eles não eram desse planeta, tenho certeza", e estes seres teriam induzido-os de que eles ajudariam as pessoas ao banhá-las com o sagrado líquido da correção divina.  Os seres ainda argumentaram que tinham sido enviados por Deus e que o trio tinha uma missão a cumprir.

Segundo ele, o próprio trio vinha se banhando com vários potes e conseguiram o lote com um CNPJ falso de papelaria, pagando com um cheque sem fundo, motivo pelo qual responderão processo por estelionato.


Marza reabrirá com "Ensino Médio Místico" no turno da madrugada

Fechado no final do ano letivo de 2011, o Colégio Marza reabrirá as portas, inovando como a primeira escola do Brasil a funcionar no período da madrugada. Com aulas da meia noite até cinco e meia da manhã, a instituição pretende atrair o adolescente que gosta de dormir tarde e se sente mais alerta de madrugada.

"O mundo mudou, os jovens não vão mais dormir dez ou onze horas da noite como faziam seus pais e avós, ficam na Internet até de madrugada, que é quando estão mais inspirados. Por que não aproveitá-los na escola?" afirmou a nova diretora da escola, Raphaela Bueno.

As aulas devem começar em fevereiro de 2013 e as matrículas já estão abertas. Os alunos que se inscreverem participarão de uma atividade classificatória surpresa em 21 de dezembro, para a obtenção de bolsa de estudos. Professores interessados em trabalhar na escola devem entregar seus currículos pessoalmente com mapa astral anexado.

No novo Marza, mapa astral será levado em conta na matrícula de alunos e contratação de professores

Curso de Ensino Médio "Místico"

O horário das aulas não é a única inovação. "Queremos tornar o ensino atraente, que o aluno se envolva com os estudos", explica a diretora, que nos apresentou a relação de disciplinas que a escola terá:

  • Matemática com ênfase em cálculos astrológicos - como calcular a posição dos planetas, suas combinações, aspectos e interpretação de mapa astral.
  • Latim e hebraico para falantes do português, com estudo de textos cabalísticos e bulas secretas de ordens medievais.
  • História do ocultismo, desde os mitos sumérios até lendas urbanas como o homem esguio.
  • Estudo geográfico de locais místicos como Transilvânia, São Tomé das Letras, Ilha de Páscoa, Humaitrevas e Varginha.
  • Comunicação telepática, hipnose e técnicas de sedução.
  • Poções, com base teórica de química e biologia.
  • Defesa contra artes das trevas.
  • Convivência com animais noturnos: gatos, corujas e morcegos.
  • Adivinhação com ênfase em Tarot, Runas, Buzios e Borra de Café.
  • Jardinagem de ervas místicas.
A própria diretora do colégio lecionará nas aulas de jardinagem de ervas místicas.
A inspiração da diretora Raphaela vem de uma escola romena, mas também da fictícia Hogwarts. "Vamos dividir os alunos em quatro casas, que terão salas próprias em espaços restritos do prédio", confirmou, sem dar maiores detalhes. 

O coordenador Pedro Elias dos Reis defende que, com esta pedagogia, que pode ser chamada de "místico-crítica", os alunos serão preparados para os problemas da vida contemporânea, onde a espiritualidade vem sendo perdida, dando lugar a um mundo caótico e consumista. 

"Nossos alunos buscarão a felicidade interior, ao invés da alegria momentânea do consumo. Conhecerão aquilo que a mídia e o governo escondem por conveniência e criarão um mundo mais justo!", afirmou entusiasmada.

Satanistas fundam clube de futebol em São Vicente


Por várias vezes o Jornal Santista, que é o órgão das mais legítimas aspirações da população da baixada santista, tem trazido notícias sobre atividades tenebrosas ocorridas no bairro do Humaitá. A natureza desses acontecimentos acabou nos inspirando a criar a alcunha "Humaitrevas" que com o passar dos anos acabou se popularizando.

É com orgulho que noticiamos agora a fundação do primeiro clube de futebol profissional do Humaitá, o "Humaitrevas Futebol Clube". Time criado por um grupo de moradores do bairro que se encontrava as sextas-feiras para jogar futebol, tomar cerveja e debater sobre o assuntos sobrenaturais e polêmicos que aconteciam na região.

Humaitrevas Futebol Clube

A escolha das cores não foi feita apenas para gerar um contraste, o diretor do clube Roberto Defino Amorim explicou que a opção pelo preto e vermelho revela a identidade do time composto por adeptos do camdomblé. A criação da agremiação trouxe um clima de alegria e união entre a maioria dos moradores que gostaram muito da iniciativa.

No entanto, nem todos aprovaram a novidade futebolística da região. Muitos evangélicos discriminaram e marginalizaram a iniciativa de um clube de camdomblecistas no bairro.


O Pastor João de Oliveira Berni, um importante líder religioso da região acusa  os jogadores e a torcida do clube de fazerem apologia ao satanismo. 

Em um culto realizado essa semana o pastor teria declarado: "Precisamos acabar com essa escória, esmaga-los um por um! Vocês já viram como é o mascote desse time, minha gente? O mascote não é nada a mais nada a menos que uma imagem de Jesus Cristo sendo estuprado!"

Cadáver em carrinho de supermercado provoca medo no Humaitá

O corpo de um homem foi encontrado dentro de um carrinho de supermercado por volta das 11h30 de hoje (16), no Humaitá, entre as ruas Ipiraga e Olvidor.

Assim como na aparição em Santos nenhum morador disse ter visto como o carrinho que simplesmente apareceu na área com uma pessoa morta dentro. A identidade do corpo ainda não foi descoberta.


Aparições de veículos de tração humana são cada vez mais frequentes nas Baixada Santista. Na manhã de hoje (16), um fato estranho aconteceu: uma mulher encontrou um carrinho de supermercado na esquina da Avenida Pedro Lessa com a Rua Monte Alverne (Aparecida), em Santos. E minutos depois o carrinho simplesmente sumiu.


"Não vi o proprietário, o carrinho simplesmente apareceu e depois de um tempo sumiu! Hoje em dia estamos vendo uma pequena legião de pessoas empurrando esses carrinhos com suas coisas dentro. Geralmente são furtados de supermercados. Nos EUA esse fenomeno  existe há muitos anos. Mas um carrinho que aparece e desparece de repente, realmente me assustou", comentou Marulice Oliveira.

A Policia Militar não acredita que esse incidente esteja de alguma forma relacionado com o caso do corpo encontrado dentro de um carrinho parecido apenas algumas horas depois.


"Humaitrevas"

Os moradores do bairro do Humaitá estão muito assustados, alguns deles atribuem o ocorrido á forças sobrenaturais e afirmam que é preciso andar com cuidado pelas ruas de madrugada pois a própria morte está fazendo compras pelo bairro.

Apesar da tragédia e do medo, nem todos perderam o bom humor. O cartunista Amancio, por exemplo fez uma tirinha criticando as supertirções  e crendíces do povo  do Humaitá.


Instituto Geográfico de Santos faz mapa de "gostosas" nas praias santistas

O Instituto de Geografia de Santos criou um mapa que contabiliza a incidência de "gostosas" na praia de Santos.



Um geógrafo do Instituto de Geografia de Santos resolveu criar um mapa gráfico muito interessante para a população de Santos.

O mapa mostra através de cores o indice de visão de gostosas. O numero vai de zero a dez sendo mapeado por cores, azul escuro é zero e laranja escuro o dez. De acordo com o mapa os melhores lugares para se avistar belos corpos nas areias santistas é a praia do Gonzaga próximo ao canal 3 em seguida o canal 6.

Já os piores locais ficam do canal 2 em diante, melhorando um pouco próximo aos canais mas sempre perto de zero.


O autor do mapa, o geógrafo Philipe Frente conversou com o jornal e explicou o estudo:
"É uma coisa que todo homem quer saber, onde estão as melhores bundas para se ver na praia, eu sempre vou de óculos escuros né. Então comecei esse estudo. E tirando as partes do canal 2 em diante foi um prazer fazer esse estudo, ele levou cerca de 2 anos e andei pela praia cerca de mais de 30 vezes. Reunimos fotos e dados para criarmos o mapa final e o resultado foi muito bom. Fiquei muito satisfeito e espero que esse mapa ajude muitas pessoas."

Quando indagado sobre as notas altas e baixas ele ainda disse:
"Bem era óbvio que as mulheres mais bonitas ficam perto do 3 e do 6. Não é preciso de mapa para isso. Já as notas baixas também são bem previsíveis. Até porque São Vicente fica logo ali não é."

Escolas públicas de Santos poderão ter carne de pombo na merenda

A Prefeitura de Santos está estudando a possibilidade de incorporar carne de pombo nas refeições das centenas de escolas públicas da cidade.
 
A iniciativa de incluir carne de pombo aos menus infantis das escolas da região foi lançada no último trimestre pelo vereador Carlos Adegas (PSD), que se baseou em dois argumentos: o de eliminar o problema do excesso de pombas na cidade e também o de diminuir gastos na área da educação.


"Precisamos evitar a proliferação dessa praga, e analisar essa questão por um ponto de vista prático e inteligente" disse o candidato que afima que na baixada santista existem mais de 600 mil pombos de rua. Que apesar poderem transmitir doenças e bactérias mortais como a Yersinia pestis, que recentemente matou 18 pessoas em Santos, os pombos podem ser uma excelente fonte de proteínas.

"Distribuiremos armadilhas pela praia, transportaremos os animais para frigoríficos onde poderemos processa-los e a partir dai, usa-los para o consumo interno. Se ampliarmos o projeto e utilizarmos pombos como os de São Vicente que possuem um tamanho avantajado, poderemos até, quem sabe um dia, erradicar a fome em toda a Baixada Santista."

Carlos Adegas (PSD) - "Precisamos evitar a proliferação dessa praga!"
 
"Ainda digo mais! Assim como o Brasil exporta soja para o resto do mundo, quem sabe um dia não seja a nossa cidade a maior exportadora dessa nova iguaria? " Declarou o candidato em um comício do PSD.

Projeto de elevado passa por cima dos jardins da praia

O novo projeto para melhorar o trânsito da cidade para o Boom do pré-sal conta com um elevado para aumentar a avenida da praia em 4 pista que vai passar por cima dos jardins da praia.



Um projeto que está em vias de ser aprovado em Santos é a aprovação do elevado Pré-sal, ainda nome provisório, que visa aumentar a Avenida da Praia de Santos para melhorar o fluxo de veículos prevendo o crescimento da cidade com o Pré-sal.

O elevado visa aumentar a Avenida da Praia em 4 pistas para cada sentido. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na cidade de Santos que prevê um aumento de carros graças ao crescimento devido ao Pré-sal. O elevado ainda contara com duas pistas expressas e um aerotrem.

Quando questionado sobre o elevado o vereador e dono de empreiteira Sergio Evaristo disse: "A cidade não tem mais para onde crescer, o com a chegada dos investimentos do Pré-sal muitas pessoas irão vir para Santos. Sendo assim pensamos no que é melhor para cidade, vias mais rápidas e descongestionadas, então chegamos a triste conclusão que a única solução seria está. Sei que é radical mas é pelo bem da cidade."

O elevado vai cobrir o jardin da praia completamente, em alguns pontos chegara cobrir até uma pequena faixa de areia da praia, principalmente na região da Ponta da Praia onde os jardins terminam.

Projeto para o futuro

Assim que foi apresentado na câmara dos vereadores de Santos. "O elevado Pré-sal vai mostrar que Santos é uma cidade de primeiro mundo. Que pensa nas pessoas e nos seus problemas." Disse um vereador na reunião que decidiu o contrato que ficara responsável pela construção da obra que começara em 2013. Sergio Evaristo, autor do projeto e também vencedor do contrato falou outras vantagens do projeto: "Vai ser um meio de transporte limpo, seguro e moderno para o cidadão de Santos, que além de melhorar a vida na cidade vai deixar ela mais bonita."

Devido as obras alguns acessos as praias serão fechados, a cada 6 meses o acesso de um canal inteiro será interditado para as obras. O projeto tem previsão para ficar pronto para 2016


Vereador promete Metro em Santos

"Santos possui dois problemas. O primeiro é o dos mendigos que são uma verdadeira maldição, o segundo é o trânsito, que está cada vez mais caótico. O meu projeto eliminará esses dois problemas de uma vez só"


Esse foi um trecho da declaração do candidato a vereador Carlos Adegas (PSD), que pretende transformar os antigos túneis subterraneos de Santos em uma linha metroviaria. Uma reforma  polêmica, pois desabrigaria mais de 500 pessoas que vivem atualmente no local que é conhecido como "Pátio dos Milagres".

O Pátio dos Milagres

O conjunto de túneis espalhados entre os canais da cidade possuem mais de 9.700 metros de extensão e abriga cerca de 570 pessoas, em sua maioria indigentes, prostitutas, hippies e ciganos. 
 
A equipe investigativa do Jornal Santista descobriu que o pátio funciona como uma verdadeira cidade autônoma, que possuí inclusive moeda própria e uma especie de presidente.


Entrevistamos um morador de rua que aceitou falar um pouco sobre o local com a condição de ter sua identidade preservada e de receber o nome ficticio de "Zé Pilintra".

JS - Primeiramente, por que os túneis são chamados de "Pátio dos Milagres"?

Zé Pilintra - O Pátio dos Milagres tem esse nome porque ele faz milagres. O cara cego que de dia pede dinheiro no onibus quando chega no pátio, enxerga. O vagabundo aleijado que te pede um real porque tá com fome, quando chega no Pátio dos Milagres "milagrosamente" consegue andar e já nem tem mais fome. O que ele quer é fumar a pedrinha dele (referência ao crack).

JS - É verdade que vocês tem uma moeda própria e até um presidente no Pátio dos Milagres?

Zé Pilintra - Mais ou menos, a moeda de troca lá é a pedra. Que é muito melhor do que o dinheiro de papel, já que a pedra você pode acender e fumar quando quiser. O Raul não é presidente, ele é o rei! Ele quem manda, ele é o bambambam. Se você por exemplo cometer um crime no pátio o Raul vai ser o seu promotor e o seu juiz.

JS - Porque vocês não permitem a entrada da nossa equipe no Pátio dos Milagres?

Zé Pilintra - Claro que podem entrar lá, eu até levo vocês. Mas vai ser um verdadeiro milagre pra vocês sairem desse pátio sem ser carregados num caixão!

JS- O que vocês acham dessa ideia do vereador Carlos Adegas?

Zé Pilintra- Eu acho que esse cara tá se elevando muito e uma hora vai acabar quebrando a asa.

JS- É verdade que a entrada para o Pátio dos Milagres fica em uma das tumbas do Cemitério do Paquetá?

Zé Pilintra- Não sei do que você tá falando. Essa entrevista acaba aqui.