Barata santista está sendo estudada nos EUA |
Se da primeira vez foi por conta de sua extensão, que lhe garantiu lugar no Guinness Book, agora os jardins são referência negativa por abrigarem um animal exótico que ninguém sabe ao certo o que é e como foi parar ali: a Barata Gigante.
Beleza dos jardins esconde mistérios |
Cientistas do Connecticut Veterinary Medical Diagnostic Laboratory estiveram em Santos na semana passada colhendo amostras do solo e receberam do governo federal a autorização para levar uma das baratas da colônia para estudos, desde que enviassem para o Brasil todos os resultados.
Barata Gigante pop star
Não foram somente pesquisadores que se interessaram pelo animal. Japoneses do canal TV Asahi, um dos maiores da Ásia compraram, por um valor não publicado, uma das baratas e estão exibindo em programas de entretenimento, chamando o bicho de "monstro brasileiro".
Barata em programa de TV |
Um apresentador de TV comparou a barata com um gato, arrancando expressões de perplexidade e pânico dos espectadores. Por outro lado, a embaixada brasileira em Tóquio solicitou que menções relacionando o animal ao Brasil fossem evitadas para não prejudicar o turismo e a imagem nacional no oriente.
Enquanto uns tiram o chapéu, outros mostram o chinelo
A Associação dos Moradores da Orla não gostou nada do glamour em torno do "monstro brasileiro" e a Presidenta Ana Andrade se manifestou: "Estou indignada, cidadãos santistas estão correndo risco, podem ser atacados por essa coisa nojenta que pode ser venenosa! Enquanto levam essa barata asquerosa pra TV, a prefeitura aplaude, cadê a preocupação com a saúde?"