Minissérie produzida inteiramente em Santos promete causar calafrios no telespectador

Considerada por muitos a "grande maçã" do litoral santista, a cidade de Santos tem tradição em ser o retrato de obras artísticas. Como é o caso dos quadros de Benedito Calixto e de inesquecíveis músicas e poesias, como "As curvas da estrada de Santos" de Roberto Carlos.

No entanto, Santos será agora o alvo de um tipo de arte totalmente inovadora e inexplorada no Brasil: uma série televisiva que mistura romance e horror.

Gravada totalmente na cidade, a minissérie "Amores Santistas" promete desde já chocar os telespectadores com algumas das histórias mais macabras que a mente humana já ousou imaginar.

Serão sete episódios independentes entre si, cada um representado por um dos canais de Santos. As histórias se desenrolarão pelas ruas da cidade, palco de amores doentios marcados pela traição, necrofilia, incesto, assassinatos e até mesmo canibalismo.


O que gerou certa polêmica sobre a série foram os boatos de que seria baseada em fatos reais. Sim, o diretor Rodrigo Bernardo buscou inspiração nos arquivos policiais da cidade. Exclusivamente para o nosso jornal, o diretor revelou um pequeno resumo do primeiro episódio:

Canal 4: Santos, cidade da perdição


Caminhando pelo centro da cidade, André Varandas vê uma misteriosa mulher. Segue-a pelas ruas até o cemitério da Areia Branca. A pálida mulher se ajoelha em uma tumba onde chora e canta. André, enquanto a vigiava, adormeceu na chuva. Quando acorda de um sonho febril e delirante, a mulher desaparecera. 

A visão dessa mulher atordoa o personagem durante um ano, André, deseja e sofre com aquela lembrança. Nesse momento em diante, mais nada o satisfaz.

Uma noite, depois de uma orgia, caminhando pelo canal 4, ele entra na igreja do embaré, que está vazia e com suas portas abertas. Lá dentro há um caixão entreaberto e o corpo de uma moça. Ele reconhece a mulher da sua visão.

Lá estava a mulher que lhe provocara tantas alucinações e insônias. Era agora uma defunta. André então fecha as portas da igreja, tira o corpo do caixão, beija, despe a mulher e faz sexo com ela.

A mulher, no entanto, não estava morta, apenas sofrera um ataque de catalepsia. André leva-a então para sua casa. Depois de dois dias de delírio e febre, ela morre realmente. André resolve enterrar a mulher no assoalho de seu próprio quarto.


Chama um escultor, encomenda e paga, em segredo, uma estátua de cera da jovem. Quando o escultor vai embora, ele a enterra no quarto, embaixo de sua cama. Durante um ano, dorme em cima da sua sepultura, até que a estátua fique pronta.

Bares santistas organizam festas insólitas para atrair clientes

Os donos de bares da região estão cada vez mais criativos para atrair a clientela. Recentemente bares da região passaram a organizar festas temáticas em datas comemorativas, algumas delas nada convencionais. Como fez o bar que resolveu trazer para a cidade uma festa que apesar de ser muito comum para os descendentes de irlandeses e em países da europa, ainda é pouco conhecida pelos santistas. 
Jovens festejando o St. Patrick´s day no Australiano bar

Foi regados a uma cerveja tingida de verde, vestidos a caráter com gorros, roupa verde e trevo de 4 folhas, que muitos jovens festejaram a festa de São Patrício no ultimo dia 17.

O sucesso foi tanto que o dono do bar Australiano  não apenas pensa repetir a festa em 2013, como também já planeja novas festas temáticas. 

Seguindo essa ideia a dona do bar "Álcool Íris" resolveu comemorar a Páscoa de um jeito inusitado em seu bar. "A festa será uma verdadeira viagem para a Terra Santa, com ambiente e garçons caracterizados. Além disso tocaremos musica árabe para agitar a noite toda, e quando as pernas pedirem descanso e a fome dominar as barrigas cristãs, as minhas empanadas e esfihas estarão a disposição numa promoção milagrosa!" contou Íris almeida, a proprietária do estabelecimento.


Um jovem entrevistado pelo Jornal Santista que preferiu não se identificar disse que essas festas não passam de meras desculpas para beber. Entretanto afirma que irá comparecer em todas: "Acho todo esse negocio de patricks day bem besta, mas é totalmente contra meus principios reclamar de qualquer tipo de festividade onde a idéia principal seja ingerir bebida alcoólica."

Tragédia em hipermercado da Ana Costa mata 12 e deixa 25 feridos

O incêndio ocorreu na manhã dessa terça-feira, 13/03, no hiperpercado localizado na Ana Costa. Já foram confirmadas 12 mortes e 25 feridos, dos quais 4 se encontram em estado crítico. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, suspeitas-se que tenha sido causado por um curto-circuito.



O que deveria ser uma tranquila manhã de trabalho para os funcionários do mercado se tornou uma grande tragédia: um pequeno incêndio dentro do mercado sacabou se transformando em uma armadilha mortal. De acordo com o grupo de bombeiros o fogo foi de categoria média e por si só não deixaria muitos feridos. No entanto, a maioria das mortes se deram por problemas respiratórios devido a ingestão de monóxido de carbono.

O fogo começou por volta das 08:45, na seção de pães, devido ao curto-circuito no sistema elétrico que iniciou o fogo. Logo a fumaça se disseminou pelo local, tornando parte do ambiente irrespirável. Algumas portas da padaria do mercado se fecharam automáticamente.

A maioria das vítimas foram os funcionários que devido ao curto-circuito, ficaram trancados no setor onde os pães e massas são fabricados, entretanto alguns clientes também acabaram feridos. Alguns se encontram em estado crítico, na unidade de tratamento intensivo da Santa Casa de Saúde.

João Bonfin, um dos clientes que colaborou no resgate
Por volta das 09:00, o cenário da tragédia era completamente dantesco, vários cadáveres eram retirados de dentro da padaria do mercado, não apenas por integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e por agentes do Corpo de Bombeiros, mas também por funcionários e clientes do mercado que resolveram ajudar.

O acesso ao hipermercado foi fechado ao público, a situação foi controlada pouco depois de 70  minutos. Sete ambulancias foram deslocadas até o local, que já  está passando por perícia da Polícia Civil.

O advogado responsável pela representação jurídica do mercado entrou com um pedido judicial de sigilo para o caso. Alguns representantes informais do mercado teriam buscado contato com jornalistas procurando persuadi-los a não noticiar o ocorrido. 

Nova espécie de peixe surge em Cubatão

Expedições exploradoras no Parque Ecológico do Rio Perequê, em Cubatão, revelaram agora uma nova espécie de peixe, muito curiosa e desenvolvida. A descoberta feita por investigadores brasileiros foi publicada na revista "NewZoo" e já gerou polêmica no meio científico, tanto pela aperencia humanóide do animal quanto pelos níveis de inteligência nunca vistos antes em animais aquáticos".

Lierstoma Cubbatensiuns é o nome científico desse novo tipo de peixe que possuí nadadeiras que lembram muito braços e pernas e ainda possuí uma cabeça que se assemelha muito com a de um  humano. Entretanto essa não foi a única característica que chamou atenção dos cientistas.

O pequeno peixe foi batizado pelos moradores de Cubatão com o nome de "Aquamen" 
"O objetivo da evolução genética é espalhar a vida em todos os ambientes possíveis, essa especie de peixe se transforma para sair da água. Assim como nós,  mamíferos fizemos a milhões de anos.  Porém esse tipo de evolução deveria demorar milhares de anos para ocorrer e esses animais de Cubatão estão se modificando rápido demais(...) Provelmente algum produto químico lançado na água está acelerando o processo de mutação desses animais"  afirma o biólogo especiaslista em anfíbios: Bernardo Cavas.

O que mais surpreendeu os estudiosos foram os resultados dos testes de Q.I. e inteligência que mostraram que o animal reconhece a sua própria imagem refletida em um espelho, habilidade essa que outros animais como cães e gatos não possuem. Eles também conseguem usar ferramentas, se adaptando rapidamente a novas situações.

A poluição no rio Perequê:


Há anos organismos aquáticos da região encontram-se contaminados por poluentes tóxicos, apresentando riscos não só á saúde pública, mas também á fauna e a flora. No entanto, não se havia cogitado a possibilidade do surgimento da animais mutantes. 

Uma nova espécie de animal pode ser uma ameaça para os outros animais, já que pode destruir o equilíbrio ecológico do rio. No entanto um desequilíbrio causado por animais que evoluem tão rápido é muito mais preocupante, pois não se sabe até aonde o desenvolvimento desses animais pode chegar. 



Nova lei obriga alunos de Santos a participar de jogo mortal


Nos últimos anos os jovens estudantes de escolas públicas da baixada santista tornaram-se cada vez mais rebeldes. Professores de escolas como Luiza Macuco e Canadá, reclamam constantemente dos abusos que sofrem dentro das salas de aula. 
Enquanto isso os diretores das escolas se sentem impotentes ao não poder expulsar os "alunos problema", pois a atual legislação impede que alunos de escolas públicas sejam expulsos por decisão do corpo docente. No entanto essa é uma realidade que parece estar prestes a mudar.
Alunos rebeldes do colégio Antonio Ablas Filho
A pressão dos professores da cidade foi tão grande que o governador Geraldo Alckmin resolveu aprovar uma nova lei, que segundo ele será muito positiva, não só por cumprir uma demanda social, que é a de eliminar a superlotação de alunos nas escolas, mas também por estimular a competitividade individual dos jovens.


Chamado de ATO BR, o programa entrará em vigor a partir de abril de 2012 e consistirá basicamente da seguinte forma: trinta classes do terceiro ano de vários colégios da região serão escolhidas para participar de um jogo. Os alunos serão levados para uma região isolada (na área continental de Santos), onde terão que lutar entre si até a morte, até que reste apenas um.
Para assegurar que os estudantes cumpram as regras, preso ao pescoço, eles usarão um colar metálico especial. Caso o aluno tente tirar-lo, escapar ou quebrar as regras do jogo esse colar explodirá.

Com de tecnologia japonesa, o pequeno colar pode destruir veias e a artérias, causando rapidamente a morte

No início do jogo cada estudante receberá, uma arma aleatória, que pode ir desde uma uma pequena faca, uma tampa de panela ou um GPS que mostra a localização dos outros colares, até armas poderosas como uma AK-47.

Os alunos receberão também um kit de sobrevivência básico e haverá limite de tempo, ou seja: a cada 24 horas alguém deverá morrer, caso se passe 24 horas sem nenhuma baixa, todos os colares explodirão. No entanto não há um limite de dias pré determinado.

Estudiosos da área da educação acreditam que esse programa de sobrevivência seja um pouco exagerado e impiedoso. Porém o governador nega qualquer exageirismo e ainda finalizou dizendo que graças a sua atuação na educação o número de notas baixas no próximo ENEM será muito menor.

Pombo mata dezoito pessoas em Santos

Quem anda pelas ruas de Santos está acostumado a encontrar pombos pelas ruas, praças e pelo calçadão da praia. Apesar de ser de conhecimento público que este animal pode transmitir doenças, até hoje as pessoas faziam vistas grossas. Esta negligência agora pode complicar a vida na cidade.

Pombos tomam o centro de Santos
Desde domingo, dezoito pessoas foram mortas após terem febre alta, tosse com muito sangue e protuberâncias azuladas na pele. O motivo: um pombo. O Laboratório de Análises Infectológicas do Estado de São Paulo (LAISP) descobriu que um pequeno grupo de pombos do município está com uma pulga chamada Xenopsylla, que por sua vez é a hospedeira de uma bactéria chamada Yersinia pestis. Uma hipótese é que o inseto teria sido trazido por um navio de cruzeiro, até o porto de Santos.

O cientista Felipe Moos dos Santos alerta: "Por enquanto são poucas as pombas com essa pulga, mas ela está procriando e se alastrando, se as autoridades não fizerem nada, uma epidemia tomará conta da cidade".

O Laboratório descobriu que esta pulga afeta também o humor dos pombos fazendo com que eles se sintam incomodados, tornando-os agressivos e ousados.


Pombos com a pulga ficam estressados e ousados

Nossa equipe flagrou alguns pombos invadindo um grande estabelecimento comercial na Ana Costa, que as investigações policiais descobriram que foi onde metade dos mortos pela doença misteriosa estiveram poucas horas antes.


Pombos fatais estão invadindo comércios e casas em Santos

Outras cinco, das dezoito mortes, foram por pessoas que estiveram em uma pastelaria nas proximidades da Praça da Indpendência, onde coincidência ou não, teriam comido um lanche chamado "Pastelão de Frango".

A Presidenta da Associação dos Moradores da Orla, Ana Andrade se mostra muito preocupada e está trabalhando com o Governo para garantir a saúde do povo santista: "Clamo ao povo que não entre em pânico. Não se aproximem de pombos e fechem suas janelas se algum tentar adentrar a residência e não comam frango sem saber a procedência! Chegou o momento de nos unirmos". 

No entanto, a Presidenta critica a posição da maior parte da mídia: "Os grandes jornais, que poderiam salvar vidas fingem que nada está acontecendo! Que os vereadores e o prefeito tomem uma posição imediatamente!"